quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Maconha: história, efeitos e consequências .





O que é?
"Cannabis Sativa" é a planta da qual se extrai a maconha, também conhecida como marijuana ('Mary Jane'), fumo, erva, um, natural, baseado, hemp.
Existem também outras variações da droga, mais fortes: o rash, haxixe ou skunk.
A maconha altera o temperamento, contendo o princípio o ativo "delta-9-tetrahidrocannabinol" ou simplesmente THC.
Geralmente a maconha vem em forma de um bloco esverdeado ou parecendo ervas secas.
Quem usa fala que vai "apertar", "fazer a cabeça", "fumar umzinho", "dar uma bola", "dar um tapa".
Quando se tornou ilegal?
Antigamente, há mais ou menos dois mil anos atrás, a substância foi usada para fins medicinais.
Por exemplo, na Índia, era parte da receita da medicina ayurvédica e na China, era utilizada para a prisão de ventre, cólicas menstruais e falta de apetite. Buda, da tradição Mahayana, conseguiu atingir o conhecido Nirvana, graças a uma dieta de uma semente de maconha por dia.
Em 1830, uma lei no Brasil proibiu o uso e a venda da droga no Rio de Janeiro.
Usando maconha
Normalmente a maconha é fumada em cigarros feitos à mão, em um papel chamado seda. Algumas pessoas usam cachimbo ou misturam na comida, em bolos e outras receitas, como bebidas quentes. O efeito começa depois de cinco minutos que você fuma e pode durar até seis horas.
Altos e baixos
Em algum tempo em que se fuma a maconha, uma sensação de calma pode o fazer sentir relaxado. Então a pessoa pode se sentir sociável, falante, risonha. Talvez tenha percepções diferentes em relação à música, à cor, ao toque.
A substância afeta o hipocampo, responsável por levar as informações que chegam até o cérebro, o resultado é concentração e reflexos prejudicados. Os olhos podem ficar vermelhos, pois a droga dilata os vasos sanguíneos, além de causar fome, a chamada "larica, isso porque o THC interfere na parte do cérebro que regula a fome. É possível sentir sono e dispersão, isso acontece quando se está "viajando".
A substância tira a percepção de tempo e espaço, deixando a pessoa abobada, com perda de memória recente e dificuldade de coordenação, deixando os reflexos mais lentos. Por isso, dirigir torna-se ainda mais perigoso.
Sexo com maconha
Dependendo da quantidade de uso, o efeito tranquilizante da substância é maior, suas inibições diminuem, podendo fazer com que você sinta orgasmos com menos intensidade.
Pode haver também problemas com ereção e os efeitos são os mesmos se você misturar a droga com tabaco.
Um relacionamento de longo prazo?
Você pode ficar dependente de maconha. Ela pode deixar algumas pessoas com memória fraca e menos capaz de se concentrar ou permanecer motivado (a clássica 'mente dopada').
Pesquisas estão sendo feitas para estudar a relação entre maconha e doença mental. A droga parece capaz de disparar isto (incluindo esquizofrenia) em um pequeno número de pessoas, especialmente aqueles que já têm depressão ou ansiedade ou que são vulneráveis a problemas de saúde mental, mas não tem como saber se somos ou não vulneráveis.
É bom saber
A fumaça da maconha tem mais substâncias prejudiciais à saúde do que a do cigarro. Por tragarem mais fundo e por mais tempo, os riscos aos usuários podem ser ainda maiores.
Ao comer alimentos misturados com maconha, esse risco da fumaça diminui, mas é mais difícil controlar a quantidade e os efeitos podem ser mais fortes.
O uso com cachimbos também é prejudicial, pois você respira ainda mais fumaça.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente sua opinião sobre o post. Lembrando que um comentário original e bem escrito chama mais atenção que uma simples divulgação.